segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dispositivo ajuda pacientes cegos a distinguir formas e objectos



Cientistas alemães desenvolveram um implante ocular que permitiu que três pacientes cegos vissem formas e objectos num teste dias depois. Os cientistas concluiram que o aparelho poder-se-à tornar numa rotina para certos tipos de cegueira dentro de cinco anos. O resultado do estudo é descrito como fenomenal e os seus resultados podem trazer mudanças reais à vida de 200.000 pessoas de todo o mundo que sofrem de cegueira causada por uma doença chamada retinite pigmentosa.

O dispositivo, conhecido como implante subretinal, fica por baixo da retina e funciona substituindo os receptores de luz destruídos pela doença. Após a detecção da luz, o dispositivo vale-se das funções naturais do olho para produzir uma imagem visual estável.

De acordo com o estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B, um paciente cego que recebeu o implante foi capaz de identificar e encontrar objetos colocados numa mesa, e de caminhar numa sala sem ajuda. Também conseguiu ver as horas num relógio e distinguir sete tons de cinzento.
Agora é aguardar para que haja um aprofundamento nesses estudos, e quem sabe, uma breve inserção deste dispositivo na vida dos portadores de deficiência visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário