quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

HISTÓRIA DOS ÓCULOS

A palavra óculos, surgiu do termo ocularium, da Antiguidade Clássica. Esse termo era utilizado para designar os orifícios feitos nas armaduras das cabeças dos soldados e que os permitia ver.

Liderados por Aristótelos, filósofos gregos, defendiam a idéia de que a percepção da imagem não tinha relação entre olho e cérebro. Acreditavam que a emoção residia no coração e, portanto, a visão tinha importância menor no aperfeiçoamento do ser humano. Os óculos hoje, são considerados acessórios de moda, mas, nem sempre foi assim, para chegar a este estatuto, os óculos percorreram um longo caminho.

É possível encontrar algumas referência a existência dos óculos em algumas citações do filósofo chinês Confuncio, 500 anos AC.
Este é o primeiro modelo de óculos de que se tem notícia.

Apesar da peça ter sido fabricada no século XVIII, o modelo era usado na China desde 500 a.C.

Com lentes planas, sem graduação, serviam apenas como acessório e segmentador social: era usado pela elite ou como sinal de que a pessoa tinha algum tipo de problema mental.

A partir do século I d.C é que apareceram as primeiras lentes corretivas, feitas com pedras semi-preciosas como o cristal de rocha, que eram cortados em finas camadas que se transformavam em lentes de aumento para perto. Isto só foi possível graças ao matemático árabe Alhazen, que, perto do ano 1000 d.C., formulou uma teoria sobre a incidência da luz sobre espelhos esféricos e sua acção no olho humano. Os monges que trabalhavam nas grandes bibliotecas da Europa, foram grandes beneficiados com este novo artefacto. Em 1270, na Alemanha, foi criado o primeiro par de lentes com aros de ferro, unidos por rebites. Era semelhante a um compasso, e não possuía hastes.

Neste mesmo século, em Florença, foi criado um outro modelo que fez grande sucesso, concedendo aos italianos a fama ligada aos óculos. Somente dois ou três séculos depois, após muitas pesquisas, foi possível o desenvolvimento de óculos mais seguros e confortáveis. Os modelos mais usados no século 15 eram o Pince-nez, que não tinha hastes e era ajustado apenas no nariz, e o Lornhons, que tinham haste lateral, mas não eram ainda apoiadas nas orelhas.

Somente no século 17 surgiram as hastes fixas para serem apoiadas nas orelhas.

O design dos óculos, foram ampliados com o uso do plástico e seus derivados, para a fabricação de armações, assim como o avanço da tecnologia na produção de lentes cada vez mais precisas, finas e leves.

Podemos dizer, que os óculos são artefcatos com grande valor para a qualidade de vida dos seres humanos. Possibilita o alcance da visão, ver a vida. Imaginar a vida das pessoas sem a existência dos óculos é um exercício que pode mostrar-nos o impacto que isto causaria na vida de tantos ao nosso redor.

Assim, os óculos já fazem parte da vida de milhões de pessoas em todo mundo já há muito tempo e provavelmente continuarão presentes, sendo os companheiros dos olhos, para que eles possam ver com maior precisão a sua função de trazer formas, movimentos e cores à vida das pessoas.

Sabia Que???



Você sabia que:

1. 85% do nosso relacionamento com o ambiente é através da visão. Ao nascer a criança vê pouco e somente aos cinco anos de idade é que atinge a visão completa como do adulto. Por isto é muito importante que os problemas de visão sejam tratados até os seis anos, período que ainda estão em formação. Não existe uma idade para o início do uso de óculos, tanto pode ser muito cedo, como já na fase adulta.

2. Nunca use colírios caseiros (leite, açúcar, limão ou chá).

3. Pais que fumam nunca devem segurar os filhos com o cigarro aceso, assim evitarão doenças causadas pelo fumo e queimaduras que atinjam a cara e principalmente os olhos.

4. O estudo do oftalmologista australiano Noel Dan traz uma perturbadora novidade para a história da arte. De acordo com seu artigo, publicado no Journal of Clinical Neurosciense, as imagens borradas criadas por pintores impressionistas como Monet, Degas, Renoir, entre outros, estariam relacionadas à miopia, da qual eles sofriam. O médico afirma que as paisagens confusas, a falta de detalhes e a vivacidade das cores são efeitos idênticos causados na visão de uma pessoa míope.

5. O globo ocular pesa aproximadamente 7,5 gramas.

6. A retina é um mosaico de 130 milhões de células nervosas sensíveis a luz.

7. Em condições físicas normais o olho humano pode distinguir quase 10.000 cores diferentes.

8. Os músculos da pálpebra, piscam em média até 20.000 vezes por dia.

9. O daltonismo atinge aproximadamente 8% dos homens, mas apenas 0,5% das mulheres.

10. A distância média entre os olhos é de aproximadamente 6,2.

11. Olhos puramente negros não existem. O olho com um máximo de pigmentação tem um tom de achocolatado profundo, mas não negro.

12. A pupila do olho é preta, mas fica avermelhada em fotos tiradas com “flash”. O olho humano é como uma câmara escura com um orifício, a pupila. Como normalmente a luminosidade é maior fora do que dentro do olho, vemos a pupila preta. Entretanto, o fundo do olho é intensamente irrigado por vasos sanguíneos, o que confere uma cor vermelho-alaranjada. Por isso, quando uma luz intensa como o flash de máquinas fotográficas entra no olho, a cor vermelha é preferencialmente refletida.

13. A visão em três dimensões depende muito do facto de termos dois olhos (visão binocular). Pode verificar que, ao fechar um dos olhos, perderá grande parte da noção das distâncias entre os objetos. Isso acontece porque os dois olhos captam a imagem do mesmo objeto de posições diferentes devido à distância entre os olhos. Essas duas imagens são sobrepostas no cérebro, o que dá a sensação de 3D.


14. Quanto mais uma pessoa olha fixamente para um ponto, menos útil é a sua visão periférica. Livingstone disse que Da Vinci usou o mesmo princípio ao pintar a Mona Lisa: o sorriso só se torna aparente se o observador olhar para os olhos ou para outras partes do rosto.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Feira da Saude e Bem Estar - Castanheira de Pêra




Com o apoio da autarquia o Contrato local de desenvolvimento social (CLDS) leva a efeito nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro uma Feira da Saúde na Praça da Notabilidade. Neste certame a população poderá fazer vários tipos de rastreio gratuitamente bem como participar em workshops para uma vida mais saudável.


Participe, pela sua saúde

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


No dia em que se destaca a segurança na Internet, a ESET Portugal relembra as regras essenciais para se manter seguro on-line

Os cibercriminosos tiram cada vez mais partido das vulnerabilidades dos sistemas operativos de um computador, das aplicações, dos browsers e ainda dos próprios leitores multimédia para invadirem a privacidade digital dos utilizadores. Utilizando técnicas extremamente sofisticadas conseguem ludibriar os sistemas mais complexos, tornando difícil a protecção dos utilizadores que navegam na Internet, a menos que adoptem regras de navegação e soluções de segurança eficazes. No Dia Europeu da Internet Segura dedicado à temática “Aproximando gerações” a ESET Portugal preparou um conjunto de dicas para se manter seguro, dos 10 aos 100 anos.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

JUNTOS É POSSÍVEL!
Este é o tema de 2012 do Dia Mundial de Luta Contra o Câncer
Como todos os ano, o dia será marcado por diversas atividades em todo o mundo para lembrar a todos que pequenos gestos - individuais ou coletivos - são fundamentais na luta contra o câncer.

A meta é reduzir o número de mortes prematuras resultantes de câncer e de outras doenças não transmissíveis em 25% até 2020.

Vale lembrar que em 2008, o câncer causou a morte de 7.6 milhões pessoas. Estima-se que o câncer é responsável por 13% de todas as mortes. Um número extremamente elevado se considerarmos que 30% destes casos são devido a canceres de causas comportamentais, tais como a utilização de tabaco, a obesidade por dietas pouco saudáveis, a falta de atividade física, infeções sexualmente transmitidas como o vírus do papiloma humano ou da Hepatite B, a exposição prolongada ao sol ou a substancias químicas nocivas, tais como o amianto ou pesticidas.

Todas estas mortes poderiam ter sido evitadas através de ações preventivas e evitando os fatores de risco acima.

A luta contra o câncer é também uma luta pelo desenvolvimento, pois os custos decorrentes com as despesas com o câncer estão em torno de 290 milhoes de dólares (em 2010), sendo a maior fatia destinada a custos médicos.

A Organização Mundial da Saúde estima que, se nada for alterado, em 2030 o câncer será responsável por 13.1 milhões de pessoas, causando um prejuízo económicos de 458 biliões de dólares, sem falar nos custos emocionais e psicológicos.

Este é um dado muito importante, ainda mais se considerarmos que o câncer também é reflexo das desigualdades sociais. Neste grupo encontram-se as pessoas que tem menor acesso aos serviços de saúde, utilizam menos os serviços de prevenção e onde os diagnósticos são feitos mais tardiamente. 70% do total de mortes causados pelo câncer ocorrem em países vias de desenvolvimento.

Devemos no dia de hoje, contribuir para a consciencialização da luta contra o câncer.
Juntos é possível.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Na Física, o estudo do comportamento dos raios luminosos em relação ao globo ocular é conhecido como óptica da visão. Para entender a óptica da visão será necessário estudar, anteriormente, a estrutura do olho humano.

Nossos olhos são constituídos de vários meios transparentes que levam os raios luminosos até a retina (onde formam-se as imagens).

Observe a figura abaixo:
Física - Óptica da Visão
Na óptica da visão é importante entender a função das partes mais importantes na formação de imagens no globo ocular. Vamos ver estas partes e suas funções:

O cristalino funciona como uma lente convergente biconvexa.

A pupila funciona como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.

Os músculos ciliares alteram a distância focal do cristalino, comprimindo-o.

A retina é a parte do olho sensível à luz. É nesta região que se formam as imagens.
Para que o olho consiga formar uma imagem com nitidez, um objeto é focalizado variando-se a forma do cristalino. Essa variação da distância focal do cristalino é feita pelos músculos ciliares, através de uma maior ou menor compressão destes sobre o cristalino. Esse processo é chamado de acomodação visual.

O sistema óptico do globo ocular forma uma imagem real e invertida no fundo do olho, mais precisamente na retina. Como esta região é sensível à luz, as informações luminosas são transformadas em sinais elétricos que escoam pelo nervo óptico até o centro da visão (região do cérebro). O cérebro trata de descodificar estes sinais elétricos e nos mostrar a imagem do objeto focalizado.